Direitos e deveres do paciente
Direitos
O paciente tem direito:
- A um atendimento, respeitoso, harmonioso, digno e humano, por todos os colaboradores do hospital, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de intolerância;
- De ser identificado pelo nome completo e data de nascimento. Não deve ser chamado pelo nome da doença, do agravo à saúde ou de forma genérica ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas;
- De obter do colaborador do hospital, atendimento apropriado para a melhoria de seu conforto e bem-estar;
- De identificar os profissionais da instituição por meio do crachá visível, com nome e função;
- De receber informações claras, simples e compreensíveis – adaptadas a sua condição cultural – sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto;
- De receber, quando solicitar, todas as informações sobre os medicamentos que lhe serão administrados;
- A consentir ou recusar procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos a serem realizados como parte do tratamento (salvo exceções previstas na Legislação vigente). Deve consentir de forma livre, voluntária, esclarecida e com adequada informação. O consentimento deve ser reconfirmado caso ocorram alterações significativas do estado de saúde inicial ou na causa pelo qual foi dado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente do paciente, este deverá ser legalmente representado;
- À segurança e integridade física;
- À confidencialidade de suas informações, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
Deveres
O paciente ou seu responsável legal tem o dever de:
- Fornecer informações precisas e completas sobre o histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados com sua saúde;
- De manifestar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas;
- De comunicar mudanças inesperadas em seu estado de saúde para os profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- De seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa, mediante a assinatura de competente termo que expresse a sua vontade de forma inequívoca;
- De conhecer e respeitar as normas e os regulamentos do hospital, por meio do manual do Paciente;
- De tratar com respeito, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo ou qualquer outra forma de preconceito, os outros pacientes, acompanhantes e profissionais da Instituição;
- De zelar e solicitar que seus visitantes e acompanhantes também o façam, pelas propriedades do hospital colocadas a sua disposição para seu conforto e tratamento;
- Devem solicitar a autorização à administração do hospital para fotografar e/ou filmar nas dependências internas do hospital.
Setor de Alimentação e Nutrição
As refeições são servidas de acordo com o cronograma abaixo:
PACIENTES | |
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Desjejum | 7h às 8h |
Lanche | 10h |
Almoço | 12h às 13h |
Lanche | 15h |
Jantar | 17h30 às 18h30 |
Ceia | 21h às 22h |
ACOMPANHANTES | |
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Desjejum | 7h às 8h |
Almoço | 12h às 13h |
Jantar | 18 às 19h |
- Não é permitida a entrada de alimentos no hospital, devido ao risco de contaminação e o comprometimento do plano alimentar do paciente;
- Não serão fornecidos lanches para acompanhantes;
- Os alimentos servidos nas refeições dos acompanhantes não poderão ser ofertados aos pacientes;
- A liberação das dietas é feita apenas pelo nutricionista, que a fará após verificação do prontuário e visita ao paciente;
- Será realizada uma anamnese alimentar, na qual serão coletadas informações sobre hábitos alimentares, alergias, aversões alimentares, além de dados relacionados ao ganho ou à perda de peso. Este procedimento será preenchido pelo nutricionista durante a visita;
- Os acompanhantes com direito a refeição devem assinar o formulário específico entregue pela copeira;
- Horários de visita da nutricionista:
De segunda a sexta-feira: 8h às 19h.
Finais de semana e feriado: escala de plantão.